sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vítimas da crueldade humana

Fiscalização constata denúncia de matança de peixes-bois no AM

29 de outubro de 2010

Foto: Reprodução/EPTV
A denúncia de que peixes-bois – animais protegidos por lei há mais de 40 anos – estavam sendo caçados por ficarem presos em águas rasas com a baixa dos rios na região amazônica foi confirmada.
Uma operação realizada em três comunidades no município de Silves (AM), a cerca de 200 quilômetros de Manaus, apreendeu diversos apetrechos de pesca proibidos, duas canoas usadas para a pesca e caça, além 10 quilos de carne de peixe-boi, 133 ovos de tartaruga e um quelônio pequeno.
Segundo informações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), há suspeita de caça de peixes-bois em outros lugares próximos, mas não foi possível chegar até eles por causa da vazante recorde dos rios amazônicos.
Mas voluntários denunciaram a matança da espécie depois que encontraram um exemplar morto por arpão. O animal foi congelado e entregue ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Animais Confinados para o comércio

Apreendidos 139 pássaros silvestres e 10 papagaios vítimas de maus-tratos

29 de outubro de 2010

O 2º Pelotão de Policia Militar Ambiental de Botucatu (SP) surpreendeu anteontem J.R.T, 24 anos, efetuando a venda de um filhote de papagaio por R$ 250,00 na rua Frederico Ozanan nº 74, Vila Kennedy, município de São Manuel. No interior de sua residência constatou-se a existência de 129 pássaros silvestres em cativeiro, além de 10 filhotes de papagaio acondicionados em caixas de papelão – um dos filhotes fora encontrado dentro de um guarda-roupa e nove na cozinha da casa, totalizando então 139 pássaros silvestres, sendo que entre eles existiam espécies ameaçadas de extinção. A polícia foi acionada após denúncia anônima.
Além do comércio o autor também responderá pelo crime de maus-tratos, tendo em vista um pássaro encontrado em óbito, viveiros sujos e sem alimentação adequada.
Foram aplicadas três multas, totalizando R$ 226 mil. O acusado foi apresentada no DP de São Manuel, onde a autoridade policial civil elaborou o auto de exibição e apreensão. As aves debilitadas foram encaminhadas ao Hospital Veterinário da Unesp para cuidados.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Denunciem a matança de animais silvestres!




PMS AMBIENTAIS APREENDERAM
ARMA E AVES SILVESTRES EM ORLEANS
Policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam, na tarde do dia 23 de outubro, arma, munições e penderam pai e filho que estavam realizando caça ilegal. Após receber denúncias e desenvolver o planejamento operacional, duas guarnições de serviço deslocaram-se para a localidade de Rio Capivara Baixo, interior do município de Orleans. Chegando ao local, os policiais flagraram dois homens, pai e filho, sentados em um carro de boi fazendo a recarga de cartuchos de arma de fogo. Quando as guarnições de serviço verbalizaram com os possíveis infratores, um deles, o pai, se evadiu adentrando a mata atrás de sua residência. Foi dada voz de prisão ao cidadão que permaneceu no local, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia da Comarca de Orleans-SC. Com ele, foram apreendidos uma espingarda cal. 36, uma caixa de papelão contendo duas cartucheiras; frascos com pólvora, frascos com chumbo, espoletas para recarga de cartuchos, além de várias munições e cartuchos de diversos calibres. Também foram apreendidos seis pássaros da fauna silvestre brasileira e um alçapão. Na Delegacia de Polícia, apareceu o pai do homem preso, que havia anteriormente se evadido, sendo autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, posse e porte de munições.


Chega dessa matança estúpida!