segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Harpias

Encontro raro

Casal de harpias é encontrado em reserva natural no ES

31 de janeiro de 2011

Foto: Robson Silva e Silva/WikiAves
Pesquisadores de uma reserva natural, em Linhares, no Espírito Santo, avistaram, na última quarta-feira (26/01), uma cena inédita no local: um casal de harpias (gavião-real) estava próximo a um grande ninho, descoberto em setembro de 2010, que eles já acreditavam ser da espécie.
Ameaçada de extinção, a harpia é uma das maiores aves de rapina do mundo. Seus ninhos, construídos a mais de 30m de altura, podem chegar a 1,9m de comprimento por 2m de largura.
A bióloga Ana Carolina Srbek explica que o último ninho encontrado na área foi registrado em 1992. Eventualmente, as harpias são vistas na reserva, mas não em dupla ou próximas a um ninho. “Isso é um indicativo de que, em breve, este ninho poderá ser usado para atividades reprodutivas. A expectativa é grande, já que essa é uma espécie ameaçada de extinção em várias regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste”, explica.
O ninho avistado será monitorado pelos pesquisadores com visitas mensais, que serão intensificadas em setembro e novembro – época em que, geralmente, as aves põem os ovos. “Esta espécie está classificada como ‘criticamente em perigo’ no estado.

Salvem as borboletas!


 Cesário Simões 
Itaiópolis na rota do tráfico de animais: No verão menores saem da escola para caçar borboletas -