quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A mãe morreu numa queimada...

Que tristeza!


Filhote de onça resgatado no Pará receberá treinamento para voltar à vida selvagem

Plantão | Publicada em 10/11/2010 às 10h31m
Globo Amazônia
    Divulgação ONG Nex
SÃO PAULO - Um filhote de onça com menos de três meses, resgatado no Pará, receberá cuidados especiais para ser devolvido à vida selvagem, em um trabalho que deve durar ao menos 3 anos. Apelidado de Ferinha por ter comportamento pouco amistoso com humanos, ele já está abrigado em cativeiro na organização não governamental (ONG) Nex, em Corumbá de Goiás, perto de Brasília.
Antes de ser levado à ONG, Ferinha estava em quarentena no Museu Emílio Goeldi, em Belém. Os veterinários contam que ele ficou órfão depois de ter perdido a mãe em uma queimada.
De acordo com Cristina Gianni, responsável pela ONG Nex., o animal não teve tempo de se adaptar aos humanos após ser resgatado e, por ser muito jovem, sua única referência ainda é a mãe.
Ferinha é a 13ª onça a chegar na ONG, mas a única que poderá voltar à natureza. Todas as outras deverão viver em cativeiro por não terem mais condições de adaptação à vida selvagem, segundo Cristina.
A ideia é ensinar o filhote de onça a sobreviver na floresta, como sua mãe faria. Por enquanto, Ferinha ainda é amamentado com leite, mas a instituição deverá soltar caças vivas em seu cativeiro nos próximos meses, para ele ter vivência parecida com a que teria no mato. Segundo Cristina, todo o trabalho deverá ser documentado em filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário