quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cabeça de onça morta era exibida como "troféu"...

Espécie em extinção! O que merece um panaca desses? Merece ficar uns bons anos na cadeia!
O que os agricultores e fazendeiros tem que fazer é proteger seus rebanhos de alguma forma!


Ibama multa fazendeiro que exibia cabeça de 

onça como troféu

'As pessoas conviviam normalmente com a decapitação do animal', disse o coordenador da operação feita pelo instituto. Foto: Rogério Melo/ Divulgação
O Ibama multou, no sábado 23, um matador de onça em Jacareacanga, a 400 km de Itaituba, no sudoeste do Pará. A cabeça do animal, que era exibida como um trofeu na entrada de sua fazenda de gado, foi apreendida pela operação Disparada, do Ibama, em ação nas imediações para investigar a autoria de um desmatamento na região. A multa aplicada a ele era de em 5 mil reais. “A cena era chocante, as pessoas conviviam normalmente com a decapitação do animal”, disse o coordenador da operação, Raphael Fonseca.
Depois de apreender e examinar a cabeça, o Ibama descobriu que o animal abatido pelo fazendeiro era uma onça preta, variação melânica da Panthera onça, espécie ameaçada de extinção e protegida pela Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Além da multa do Ibama, o responsável pelo crime ambiental poderá ser condenado de seis meses a um ano de detenção pela Justiça.

http://www.cartacapital.com.br/carta-verde/ibama-multa-fazendeiro-que-exibia-cabeca-de-onca-como-trofeu)
(da Carta Capital Verde: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário