quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Serão soltos na natureza!

Coisa mais linda: solta-los para a liberdade!


Mais de mil aves são encontradas e trio é preso em maior apreensão do Estado

01 de setembro de 2011

Mais de mil aves silvestres foram encontradas na manhã deste domingo (28) próximo ao Mercado do Cordeiro, no Recife, em apreensão considerada a maior do Estado e uma das maiores do País. “O que mais chamou a atenção foi a forma como os animais estavam acondicionados: uma grande quantidade de aves por gaiola”, disse a major Erika Melcop, comandante do Cipoma (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente), órgão da Polícia Militar, que liderou a ação.
Galo de Campina, Azulão, Canário da Serra e Sabiá, aves que vêm do Sertão e do Agreste do Estado, estavam entre as cerca de dez espécies achadas. Dois Pintores Verdadeiros, que estão “praticamente em extinção”, segundo Melcop, também foram localizados.

Animais foram levados ao Ibama. Receberão cuidados e alimentação para depois serem reinseridos na natureza Foto: Luciana Ourique/JC Imagem
Prisão
Três homens foram autuados em flagrante por crime de tráfico de animais silvestres. Roberto José dos Santos, Fábio Nascimento de Souza e José Roberto da Silva estavam em uma casa próxima ao Mercado do Cordeiro que servia como depósito dos animais. “Já vínhamos fazendo o levantamento sobre o tráfico que acontecia nas feiras da Madalena e do Cordeiro, e os elementos que foram detidos são os fornecedores das aves”, explica a major.
O trio foi levado à Polícia Federal, já que há indício de tráfico internacional de animais. Autuados em flagrante, seguem para o Cotel. “Apesar do potencial enorme do crime que cometeram, infelizmente a pena deles vai só até quatro anos”, lamentou a comandante.
As aves serão encaminhadas ao Ibama, onde ficarão em quarentena para receber alimentação, medicamento e depois serem reinseridas no habitat natural.
Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário