Estado frágil
Com risco de morrer, filhote de lontra passa por tratamento em São Paulo
02 de setembro de 2011
Um filhote de lontra com dez dias de vida foi encontrado abandonado no último fim de semana pela Polícia Ambiental em Cotia (SP) e levado com urgência para tratamento no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), na capital paulista. O animal ainda não tinha aberto os olhos e continha resquícios do cordão umbilical.
Segundo o Daee, a lontra corre risco de morrer devido ao seu frágil estado. O recém-nascido recebe alimentação especial a cada duas horas, tratamento que deve prosseguir por, pelo menos, dois meses. Após este período, o filhote será enviado a um criadouro autorizado.
A lontra (Lontra longicaudis) é um mamífero aquático que se alimenta, principalmente, de peixes e crustáceos de água doce. Encontrado em várias partes do país, seus ninhos são feitos em tocas de barranco ou árvores ocas. O animal está na lista vermelha União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na tradução do inglês), como espécie com risco baixo de extinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário