terça-feira, 7 de junho de 2011

Caçadores resistem à prisão ameaçando polícia!

Do Jornal Absoluto de hoje (07/06/2011):

OPERAÇÃO FAUNA PRENDE CAÇADORES
NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO BRACINHO
  
2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Joinville realizou no final de semana operação de combate a caça de animais nativos da fauna brasileira na Estação Ecológica do Bracinho.
Criada em 1984 a Estação possui uma área de 46.1 Km² e está situada entre os Municípios de Joinville e Schroeder sendo uma das regiões mais preservadas do norte de Santa Catarina. A Estação Ecológica do Bracinho é uma Unidade de Conservação definida pela legislação como de Proteção Integral, tendo como objetivo principal a preservação da natureza e a pesquisa científica desde que autorizada pelo órgão ambiental competente, a visitação pública só é permitida quando tiver caráter educacional e devidamente monitorada.
Cinco policiais adentraram na mata na madrugada de sábado e iniciaram patrulhamento a pé em locais já mapeados pela Polícia Ambiental onde há incidência da prática de caça. Já no começo da tarde foram encontrados um rancho e rastros frescos indicando a presença de caçadores no local. Por volta das 17h30, Ademir Sievest, de 55 anos e Dirceu Walter, de 40 anos, foram abordados em uma trilha ambos com espingarda em punho. No momento da abordagem os dois desobedeceram a voz de prisão e apontaram as armas para os policiais, sendo necessário o disparo de alguns tiros para conter uma possível  reação. Ademir se entregou e Dirceu empreendeu fuga pela mata tendo sido recapturado mais tarde, porém escondeu a arma na mata, não sendo possível a sua localização. Com os mesmo foram apreendidos uma espingarda calibre 28 sem registro, 25 munições calibre 28 intactas, duas munições calibre 28 deflagrada, uma munição calibre 32 deflagrada, seis apitos para atrair aves nativas, dois facões e uma lanterna.
Em seguida, na mesma trilha, a guarnição abordou Galdino Pianezzer, de 51 anos e Doro Walz, de 43 anos, os quais obedeceram voz de prisão e não ofereceram resistência. Com Doro foi encontrado e apreendido uma espingarda calibre 28 sem registro, 11 cartuchos calibre 28 intactos e três deflagrados, uma lanterna e um facão. Com Galdino foi encontrado e apreendido: 01 (uma) espingarda calibre 20 sem registro e com numeração raspada, uma cartucheira com 29 munições calibre 20 intactas e um apito para atrair aves nativas. Todas as espingardas apreendidas estavam municiadas e prontas para serrem usadas.
Devido o avançado da hora e a distância de mais de 20 Km dentro de área de mata fechada e por questões de segurança dos presos e da guarnição foi pernoitado em um rancho no interior da mata. O frio intenso da noite mais fria do ano em SC não tirou o ânimo dos policiais que passaram a noite em claro. Ao amanhecer ainda foi abordado outro rancho indicado por um dos presos sendo que os caçadores que ali estavam já haviam se evadido, no local foi encontrados penas de aves nativas e peles de Quatis abatidos, indícios de que o local é assiduamente freqüentado para essa prática ilícita.
Após longa caminhada até um local acessível para o resgate com viaturas a missão só terminou as 16 horas do domingo quando os policiais fizeram a entrega dos presos e do material apreendido na Delegacia da Comarca de Guaramirim, onde foram autuados em flagrante delito por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. No dia Mundial do Meio Ambiente, os Policiais tem fatos a comemorar:  a prisão de quatro caçadores; a retirada de três armas, 76 munições e diversos petrechos usados para a prática de caça de circulação  e de que a ação policial   impediu que os caçadores matassem qualquer animal nativo. Em contrapartida também há fatos a lamentar, pois a prisão confirma que ainda existem pessoas que não se conscientizaram da importância da preservação da natureza, da importância de preservar a vida e de que prática de caça é um ato ilegal, cruel, covarde e imoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário