sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cada vez mais onças sem habitat, sem caça...

Onça cai em silo e fica presa em fazenda no interior de Minas




Os proprietários de uma fazenda na zona rural de Bom Sucesso, em Minas Gerais, acordaram na manhã desta quinta-feira com uma visita inesperada: uma onça estava presa no silo da propriedade.
Com aproximadamente seis anos e 35 kg, o animal --uma fêmea-- caiu dentro do depósito provavelmente quando tentava pegar uma galinha que estava sobre o silo. Escavado na terra, com sete metros de profundidade e paredes revestidas de madeira, o silo se tornou uma armadilha.
Técnicos do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Minas foram enviados à fazenda para capturar o animal.
"Tentamos sedá-la, mas não fomos felizes. Então, descemos uma jaula, com a porta aberta e a conduzimos para dentro", disse o analista ambiental Júnio Augusto.
A onça passou por avaliação veterinária por um analista ambiental do Ibama e um professor da Universidade Federal de Lavras. Se as análises apontarem que o animal está bem, a onça será solta em alguma mata da região.
Nos últimos dois meses foram registradas, ao menos, dez ocorrências de onças na região de Lavras e Bom Sucesso. Em todas, há a descrição de ataque a animais domésticos. Augusto disse acreditar que a onça capturada hoje pode ser a autora desses ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário