terça-feira, 30 de agosto de 2011

Comércio ilegal de aves: CRIME FEDERAL!

Aos passarinheiros de plantão abandonem a atividade!

PF faz operação contra comércio ilegal de aves no interior de SP



DE SÃO PAULO


A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira contra quadrilhas acusadas de tráfico de aves silvestres no interior de São Paulo e Minas.
Foram expedidos 38 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos desde a manhã em 19 cidades das regiões de Jales (585 km de SP), Sorocaba (99 km de SP) e Uberlândia (533 km de Belo Horizonte).
A operação conta com a participação de cerca de 130 policiais federais e militares, além de servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Até por volta das 12h, mais de 60 aves haviam sido apreendidas. Quatro pessoas foram presas no decorrer das investigações, iniciadas há alguns meses.
Divulgação/PF
Pássaro apreendido pela Polícia Federal tinha anilha do Ibama falsificada
Pássaro apreendido pela Polícia Federal tinha anilha do Ibama falsificada
A investigação começou quando a PF descobriu que animais silvestres estavam sendo capturados em matas da região de Jales e de outras cidades para serem vendidos.
Para efetuar o transporte e comercialização, os grupos falsificavam ou adulteravam anilhas fornecidas pelo Ibama --obrigatórias nas aves silvestres.
A investigação identificou que um grupo atuava em Jales e Santa Fé do Sul (625 km de SP) e outro na região de Sorocaba. Intermediadores realizavam o comércio e a transferência dos pássaros, e outros cuidavam das anilhas.
Criadores de aves com autorização do Ibama também são investigados. A suspeita é que forneciam anilhas para "regularizar" pássaros capturados ilegalmente.
Os quatro suspeitos presos durante as investigações foram flagrados em Paranapuã (606 km de SP) no dia 21 de julho, com anilhas adulteradas e ferramentas usadas para a adulteração.
Eles foram indiciados sob a suspeita de crime contra a fauna, formação de quadrilha e falsificação de selo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário