quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Quantos animais silvestres morrem eletrocutados nas redes de energia?

Triste verdade: não há estatísticas...


Projeto Fauna Viva busca diminuir acidentes com animais e rede elétrica em Blumenau

Estudos vão apontar alternativas para diminuir o número de acidentes

Um projeto desenvolvido em parceria entre a Furb e a Celesc vai garantir que o número de acidentes envolvendo animais e os fios de energia elétrica, causando desligamento da rede, seja menor em Blumenau. O projeto foi batizado de Fauna Viva.

Pesquisadores estão estudando quais animais se envolvem em acidentes, em que áreas e os motivos. A partir do resultado dos estudos, serão propostas medidas para reduzir o número de ocorrências. Em média, a Celesc atende 200 acidentes por ano com desligamento da rede por causa da queda de animais nos fios de energia elétrica.

Estudos prosseguem até março de 2012
De acordo com um dos coordenadores do projeto, o veterinário Júlio César de Souza Júnior, os estudos começaram em março e vão continuar até março de 2012. A cada ocorrência com desligamento de rede registrada pela Celesc envolvendo animais, uma equipe do projeto vai até o local do acidente.

Se o animal ainda estiver vivo — a maioria são aves, que não suportam a descarga elétrica e acabam morrendo —, recebe atendimento médico veterinário. Também é feito um estudo com o mapeamento do local, o tipo de animal atingido e os motivos do acidente, mesmo se o animal estiver morto.

Se você ver um acidente com animal na rede elétrica, entre em contato pelo telefone 9673-6811. Uma equipe irá até o local cuidar do animal. 
Caso envolvendo bugio incentivou projeto
O projeto está sendo financiado pela Celesc. Foi criado depois de vários acidentes, especialmente um caso registrado em outubro do ano passado, envolvendo um bugio. O animal, uma fêmea, atingiu a rede elétrica no Bairro Bom Retiro e teve queimaduras. A lesão era tão séria que cogitou-se amputar uma das mãos do animal, mas não foi necessário.

O bugio recebeu o nome de Faísca e ficou sob cuidados veterinários no Centro de Saúde Animal, no campus 5 da Furb, no Bairro Fortaleza Alta. Em dezembro, fugiu.

— Foi um descuido. Mas o animal está bem. Recentemente avistamos ele na mata no Bairro Fidélis — conta o veterinário.
JORNAL DE SANTA CATARINA
(http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3459299.xml)





Acidente com bugio ano passado foi um dos que impulsionaram o projeto - Jandyr Nascimento
Acidente com bugio ano passado foi um dos que impulsionaram o projeto
Foto:Jandyr Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário