sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Morcegos sofrem com a seca no Texas (EUA) e atraem atenção da população.

Eles sofrem com a seca... 
(de http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,revoada-de-15-milhao-de-morcegos-e-atracao-no-texas,751315,0.htm)

Revoada de 1,5 milhão de morcegos é atração no Texas

Eles vivem debaixo de uma ponte e têm voado pela cidade mais cedo em busca de comida

28 de julho de 2011 | 17h 26


Reuters
Uma seca no Estado do Texas, nos Estados Unidos, onde 1,5 milhão de morcegos vive debaixo de uma ponte na cidade de Austin, tem alimentado um frenesi entre os habitantes locais. 
Charlie L. Harper III/Reuters
Charlie L. Harper III/Reuters
Morcegos movimentam o turismo da cidade de Austin
A seca no Estado destruiu plantações e matou culturas que serviam de alimento para a espécie de morcego. A falta de alimentos resultou em saídas noturnas mais precoces dos animais, para encontrar alimentos, o que possibilita à população local ter mais tempo para assistir as criaturas voarem antes de o sol se pôr.
Fora do radar. Os morcegos vivem debaixo de uma ponte e são centenas de milhares. A nuvem é tão grande, que aparece num radar meteorológico local.
"É maravilhoso que as pessoas sejam capazes de vê-los, e eles são realmente espetaculares", disse James Eggers, diretor de educação para a Bat Conservation International, entidade de conservação para morcegos em Austin.
Apesar da beleza, Eggers teme pela espécie. "Mas é um indicador de que as coisas estão um pouco mais difíceis para o morcegos."
Mas ele não vê problemas para os morcegos a longo prazo, caso a seca termine brevemente. "Se só temos um a dois anos de seca, é um ciclo natural e não vai afetar a espécie como um todo ", disse Eggers." O que alguns cientistas temem é que esta não é uma seca regular, mas poderia ser um indicativo de mudança que vem por causa do aquecimento global. Se tivermos uma seca prolongada para muitos anos, poderia afetar a população dessa espécie."
Uma seca prolongada poderia ser um golpe duplo para agricultores do Texas, que dependem dos morcegos para remover cerca de 1.000 toneladas de insetos e pragas do ar a cada noite.
100 milhões. Especialistas dizem que cerca de 100 milhões morcegos vivem na Central Texas.
Um estudo realizado em 2006 mostrou que a agricultura de algodão área, que gira em torno de 4,5 milhão por ano, ficou livre de pragas graças aos morcegos, que economizaram US$ 750 mil.
A maior colônia de morcegos no mundo, cerca de 20 milhões, reside em uma caverna a noroeste de San Antonio.
Foi em torno de março que cerca de 750.000 fêmeas do morcego vieram ao centro de Austin e fizeram ninho sob a ponte da rua Congresso, apenas a poucos quarteirões da mansão do governador. Poucos meses depois, eles tiveram seus bebês e o resultado foi que o número dobrou para 1,5 milhões.
O espetáculo noturno, que atrai visitantes de todo o mundo, dura até o mês de outubro, quando os morcegos voltam ao México.
Os morcegos se mudaram para Austin em 1980, quando a ponte, depois de 70 anos, foi reforçada com vigas. O lugar virou, surpreendentemente, um hábitat perfeito para eles. Após resistência inicial Austin agora acolhe as criaturas.
Há uma escultura enorme de morcego próxima ao centro da cidade. O drink oficial é o Bat-ini e o grupo de conservação de morcegos mudou sua sede de Milwaukee para Austin.
Em Austin, os morcegos movem a economia: são cerca de US $ 8 milhões de eco-turismo. "Os morcegos são o nosso mascote não-oficial", residente Austin Susan Floyd disse. "O retorno a cada primavera marca o início dos temporada de festivais. E eles são esquisitos. Assim como Austin."
O Departamento de Transportes do Texas trabalha junto com Eggers para adaptar novas pontes e estradas em todo o Texas para atrair morcegos.




Seca no Texas destruiu plantações nas quais morcegos comiamREUTERS/Charlie L. Harper III

Nenhum comentário:

Postar um comentário