quinta-feira, 28 de julho de 2011

E continuam descobrindo novas espécies em nossas matas!

Goytacá

Pesquisadores identificam comportamento de nova espécie de rato, no RJ

28 de julho de 2011

Em primeiro momento, até parece um rato doméstico, mas é uma nova espécie de roedor. Foram três anos de estudo, desde a identificação até a conclusão de que de fato, o animal nunca tinha sido catalogado antes. Conforme publicado pela ANDA.

O goytacá vive afastado dos grandes centros urbanos em matas com aspecto de cerrado, com solo arenoso, clima quente e vegetação de menor porte. Até agora, ele já foi encontrado em diversos municípios do litoral norte do Rio de Janeiro.

O roedor é pode ser visto em maior quantidade no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Macaé, uma área de 15 mil hectares de preservação ecológica. Uma das coisas boas da área é o fruto da juruba, árvore que dá nome ao parque e é ótima fonte de alimento do goytacá.

A descoberta foi por acaso. Em 2008, os cientistas faziam um estudo para catalogar as espécies de mamíferos existentes na região e tiveram a surpresa. Desde então, a cada dois meses, os biólogos espalham 60 armadilhas pela mata para seguir com as pesquisas.

Eles já descobriram que o ratinho costuma habitar áreas abertas da restinga. A espécie é muito encontrada em moitas formadas ao redor da árvore chamada clúsia, mas como o animal não anda só pelo chão, as armadilhas também foram colocadas no alto das árvores.

A nova espécie tem um parentesco muito próximo com outras que vivem no cerrado brasileiro.

Fonte: G1 (via http://www.anda.jor.br/2011/07/28/pesquisadores-identificam-comportamento-de-nova-especie-de-rato-no-rj/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário