sexta-feira, 8 de julho de 2011

Meu Deus! Que crime queimar animais silvestres vivos!

Queimadas em canaviais no interior de SP matam e prejudicam reprodução de animais silvestres

Plantão | Publicada em 08/07/2011 às 14h54m
O Globo (opais@oglobo.com.br)Jornal Hoje
Filhote de onça parda que sobreviveu a uma das queimadas - Reprodução/TV Globo

SÃO PAULO - As queimadas em canaviais no interior de São Paulo estão prejudicando cada vez mais a fauna. No ano passado, segundo uma associação que cuida de animais silvestres, foram mais de 150 vítimas de incêndios; apenas 45 sobreviveram. As queimadas também prejudicam a reprodução de animais.
Muitas deles, de acordo com a associação, viviam em reservas de proteção ambiental destruídas por canaviais vizinhos. Para se proteger do fogo, as aves estão mudando de comportamento. Segundo biólogos, algumas conseguiram antecipar em até três meses o ciclo de reprodução.
- Já estão começando a colocar os ovos agora no inverno, para os filhotes nascerem antes da entrada da primavera - diz o biólogo Aguinaldo Marinho.
Outras espécies de pássaros nem tentam mais procriar.
- Algumas passam de um a dois anos sem colocar ovos, porque sabem que os filhotes não vão sobreviver - acrescenta Marinho.
Outros animais se refugiam nas cidades. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo os ataques de cobras, aranhas e escorpiões mais que dobraram na última década; passaram de 7.000 em 2000 para 14.600 no ano passado.
As queimadas geralmente acontecem à noite, por volta das 20h. Funcionários das usinas ateiam fogo em uma área de cinco hectares, aproximadamente. A temperatura passa dos 800ºC e a área é queimada em menos de 20 minutos.
Numa queimada flagrada pela reportagem da TV Tem, um tatu saiu do meio do mato vivo, porém com a couraça queimada e desorientado. Na manhã seguinte ao incêndio, os boias frias chegam para cortar a cana e encontram um ouriço, que não resistiu ao fogo. O mesmo aconteceu com um tamanduá-mirim, que já estava cego quando foi socorrido. Um de três filhotes de uma onça parda encontrados na região não resistiu aos ferimentos e morreu.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/07/08/queimadas-em-canaviais-no-interior-de-sp-matam-prejudicam-reproducao-de-animais-silvestres-924863459.asp#ixzz1RXn14NA9 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário