segunda-feira, 18 de julho de 2011

Onça parda (suçuarana, leão-da-montanha, leão baio) passa por cirurgia

Se recupera bem

Onça atropelada passa por segunda cirurgia em São Paulo

18 de julho de 2011


A onça-parda Tonani, atropelada há dois meses em uma rodovia na região de Jaboticabal (interior de São Paulo), veio para a capital paulista nesta quarta (13) e enfrentou novamente a mesa cirúrgica.
Com o acidente, a onça teve fraturas em duas patas, uma direita e outra esquerda. Numa tentativa de garantir que ela recuperasse os movimentos da pata esquerda, o médico-veterinário José Roberto July, mestre em cirurgia, religou os músculos na primeira operação. Além disso, instalou uma placa com sete parafusos e pino no braço.
Na mesa de cirurgia, o veterinário José Roberto July constata que pode remover a placa e o pino colocado na onça-parda Tonani, atropelada há dois meses. Foto: Divulgação/ R7
Nessa quarta, depois de avaliar o estado da paciente, o especialista constatou que já podia retirar o pino e a placa. O resultado da primeira cirurgia tinha sido positivo, e a recuperação, excelente.
Depois do atendimento veterinário, a onça Tonani retornou para a AMC (Associação Mata Ciliar), em Jundiaí (interior de São Paulo). Lá, poderá se exercitar fisicamente e, com isso, fortalecer a musculatura da região ferida.
Por um ano, a onça-parda será acompanhada de perto na AMC. Só depois poderá voltar à liberdade.
Antes do acidente, Tonani vivia em um canavial na cidade de Jaboticabal. Uma das hipóteses para que tenha se dirigido até a rodovia são as queimadas nos canaviais da região.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário